Do you understand LOST?

"Do you understand LOST?  
[  ] NO -------------------------- > Keep watching!
[  ] YES (NO YOU DON'T!)---- > Keep watching!'
Após seis anos, chegou ao fim a série Lost. 
Idolatrada por milhões, odiada por outros milhões e incompreendida por todos esses milhões, após 121 episódios de busca por um sentido qualquer que não parecesse foleiro, aconteceu o fim desta série televisiva de ficção. 
Peço, desde já, desculpa aos fiéis seguidores por alguma opinião aqui possa expressar, considerada ofensiva em relação ao vosso culto à série mas, confesso que a minha relação com o Lost passou por assistir a cerca de 20 episódios, chegando estes para me perder realmente mas, vendo agora bem a hipotética ideia de andar perdida na história durante 6 anos, acho que não seria um bom contributo para a minha paciência e sanidade mental que, se me conhecessem, já achariam suficientemente dúbia. 
Por sua vez, confesso que tentei, por diversas vezes, concentrar-me e assistir a vários episódios, de pipoca no regaço, manta e espírito aberto e esperei que se fizesse luz, que alguma coisa ligasse o fio condutor que existia na minha cabeça... Sem sucesso; o meu índice de atenção, o meu franzir de testa, os meus olhinhos fixos e focados na tv, só contribuíram para criar um vinco profundo nas minhas pequenas rugas da testa, um aumento do meu grau de hipermetropia e miopia e várias enxaquecas.
No entanto, movida por uma curiosidade estranha e, novamente incompreendida, cliquei num link  [Spoiler Alert]que me revelava o final da série, o qual li por inteiro de enfiada, à procura das respostas às perguntas que os mega-fãs da série tinham como dúvidas existenciais para o seu percurso nesta vida... 
Qual não é o meu espanto quando aquilo me pareceu um final pior do que aqueles filmes da Tvi num domingo à tarde. 
Muito sinceramente os finais de séries e filmes às vezes são o que tornam a série/filme - que até pode ser uma porcaria - numa coisa minimamente interessante; são os finais que, em alguns casos, dão sentido a tudo o resto. Da mesma forma, há séries e filmes que não necessitam de final, de nada concreto, o 'deixar em aberto' é algo que nos pode desapontar mas, ao mesmo tempo deixa-nos a imaginar o que poderia ter acontecido, ou o mais provável de acontecer... sem limitações, sem um ponto final definido - confesso que me incomoda mas mesmo assim, é preferível a um final estúpido (que dará início a um segundo filme, nunca melhor do que o primeiro).
No caso do Lost, acho que foi uma asneira o que aconteceu... Pela expectativa em massa que foi criada, o final foi, para muitos, uma desilusão brutal; ainda para mais coincidente com o facto de os fãs se verem privados de uma relação de seis anos com algo a que estavam habituados, de uma forma tão...ridícula. Digo isto porque, dos fiéis seguidores da série, não conheço alguém que me tenha dito que não gostaria de ver respondidas as questões fulcrais que preencheram os 121 episódios, aliás, que sustentavam os mesmos...
O que me fez pensar, 'acho que, afinal não perdi nada', desculpem aí qualquer coisinha.

4 comentários:

Rain disse...

Eu nunca vi o Lost, portanto vou partir do princípio que nunca vi nada senão seria a desgraça tentar compensar 6 anos! hehe Mas e Bones? ADORO!

Rostro disse...

seus mentecaptos :D
ainda não vi os últimos dois, estou a guardar para um "dia de chuva". gosto mesmo, acompanho desde o início e confesso q me perdi algumas vezes mas... a piada está mesmo aí, encontrar os pontos e dps uni-los. adorei a série. houve momentos q tive q passar à frente mas outros que me deixaram completamente colado. enfim, gostos! :)

Anónimo disse...

Eu adoro Lost, e adorei o final!! pena para os que dizem mal

Catarina disse...

Olha, isto é a opiniao obvia de alguem que nao compreende a grandiosidade intelectual da serie. O final foi perfeito e fiel á historia e aos seus principios, mas houve muita gente que nao perebeu e como tal em vez de tentarem perceber ou de aceitarem que nao têm a capacidade para tal, disseram: Foi uma porcaria!^^

Mas sim, houve perguntas sem resposta, mas a intenção era mesmo essa. Fica á imaginaçao do espectador :)