sushi or not? why not?!

Muitos adoram, outros não conseguem sequer pensar nisso. Será o Sushi simples 'peixe cru', uma modernice social, ou será que existem mesmo apreciadores por cá?

Lembro-me de ler aqui há uns tempos uma crónica de Joel Neto sobre o assunto / imperdível, btw/ e, realmente existe uma modinha curiosa dos frequentadores de restaurantes japoneses. Gente que não se engasga entre os termos difíceis de pronunciar, que sabe o que leva cada palavrão que acabaram de proferir e que o faz sem pestanejar e com o nariz empinado.
É observar a comida a chegar, com uma apresentação de catálogo e, momento priceless, vê-los a darem voltas ao polvo cru com uma expressão que fica aquém da felicidade esperada, justificando-se "Não está bem confeccionado, eu bem disse que o outro restaurante era melhor.", com um ar de entendido e infeliz ao mesmo tempo.
Depois existem outros, que descobriram há uns meses que até gostam  - como é o meu caso, e que ficam encantados quando os 'philadelphia rolls com salmão' chegam à mesa e que fazem a comida saltar pra todo o lado quanto pegam em pauzinhos (eu peço os 'para crianças' com o elástico :P) e que têm desejos súbitos durante as semanas seguintes. Porquê? Não sei... Sinceramente eu acho que é uma questão de gosto, eu também tive receio quando provei...no entanto, gostei. Também há pessoas que não gostam de bróculos, arroz de cabidela, feijão, tripas à moda do Porto, bacalhau, couves de Bruxelas..., não é?
Nunca saí do restaurante com fome, nem nunca paguei nenhuma exorbitância mas também nunca me armei em espertinha e pedi o prato mais caro "para ver como é...".

Nunca dei comigo a dar uma de chique, só porque é chique comer determinada coisa. Como naqueles restaurantes tão tão tão bons que servem a comida a ocupar um quarto do prato: uma batatinha do tamanho de uma bola de golfe - não mais porque engorda e não é chique pesar mais do que 45kgs, um filet au maître de carne de porco cor fuschia criado nas pastagens da montanha de La Montagne, uma verdurinha qualquer que dê para enfeitar e, o não menos importante, fio de molho artístico.
(Na verdade a batatinha e as cenas verdes foram compradas ali na mercearia da tia Micas, a carne estavam em promoção no talho do sr. Joaquim e o molho foi um mix do grelhado da carne com um preparado para molhos instantâneo do supermercado... Très très jolie, Uh la la!)

Deste modo, aqui fica a questão: 
Quem aqui gosta de uma 'sushizada'?

12 comentários:

Catarina Fernandes disse...

Nao é realmente uma coisa que me chame muito a atençao. =/
Peixe cru? nhaka =O

Ana, Dona do Café disse...

Olá Catarina. Pode não ser cru, pode estar ligeiramente cozinhado...e, eu também dizia isso, até provar :) E olha que fiquei espantada. Mas as massas japonesas também são boas, por isso se alguma vez fores a um restaurante japonês e não te deres bem com o sushi.. :p
A*

Dexter disse...

Eu sou um odiador acérrimo de sushi. E não é por nunca ter provado em vários sítios.

Da primeira vez pensei que tivesse sido esse o problema. Mas já experimentei em mais 3 ou 4 sítios e o veredicto é sempre o mesmo: náuseazinha profunda.

Há ali algo que n me sabe bem...se calhar é por eu tb n gostar mto de marisco e aquele sabor a mar n me apelar mto...

Susyanne Oliveira disse...

Eu gosto de sushi.
Mas, devo confessar que não sou muito de restaurante chique.
Sou bem mais simples e fico mais a vontade num bom buteco.

Um beijo Ana.

Sr. Humberto disse...

MORTE!!
Já experienciei o contacto mais que suficiente com o sushi (uma e única vez) e apenas não vomitei porque achei ser uma acção contraproducente, visto já estar a ingerir vomitado.
Nem o facto de me encontrar no dito "must visit em Aveiro" me livrou de tal maleita.
Teria de ser, claro está, ideia de gaja!
Já estou como o outro: por isso é que eu não namoro...

Unknown disse...

Ana: O que hei-de eu dizer? Sou um fã incondicional de sushi! Porquê? Basicamente porque adoro confeeciona-lo para o saborear...

Rosa Cueca disse...

1. quero ir ao matsuri.
2. os homens são todos a mesma coisa Ana...(tsk)
3. eu sou fã, mas tem de ser de tempos a tempos.
4. já se sabe que pelo menos as minhas figuras tristes de símia a tentar comer com pauzinhos proporcionam diversão aos demais...

Cátia Gomes disse...

É horrível. Experimentei uma vez e odiei. Não tenciono repetir.

M. disse...

Gosto de sushi, desde que provei em Sevilha, na Expo 92 (saudades do Curro). Tenho de ir a Aveiro, definitivamente, ao Matsuri e provar as tão famosas tripas :D

Unknown disse...

A minha relação com sushi e afins tem sido uma coisa assim para o "progressivo" :) Primeiro não gostei muito, depois comecei a provar os rolinhos semi-cozinhados (precisamente no Matsuri). Fui provando em sitios diferentes e fui evoluindo...:) Agora gosto muito e estou sempre disponível para ir comer sushi!

A propósito, o do edifício transparente, na Foz também é muito bom, com buffet e preço acessivel :)


(A "sobrinha alvina" :=) )

Beijo*

Ana, Dona do Café disse...

Dexter, já sabia desse enjoo todo- dizem tão mal de ti :P, junta-te ali ao Jorge, pronto, comam massinha!!


Susyanne, adoro botecos...às vezes é onde se come melhor, muito melhor do que restaurante chique!

RCueca, matsuri 4eva! pauzinhos de criança rulam :D

Cátia, acontece...gostos :) a mim não me apanharás nunca a comer feijoada... :P

M. O matsuri de Aveiro recomenda-se, até porque a dona e os empregados não te põe qualquer coisinha à frente..explicam tudinho o que for preciso. Para a tripa a seguir é que já é preciso estomago :D boa sorte!!

Joana, é progressivo sim... :) tenho que ir a esse da foz (arrasto o delgiorgio e ele leva pães escondidos na minha mala para comer :P)

beijinhos beijinhos

Unknown disse...

Ana, não é preciso levar pão.. :P
Naquele restaurante também grelham carne na chapa na hora, é só escolher e também está incluido no buffet!! Agora é só escolheres um dia lindo para apreciar a vista! :)*

Beijinho e bom trabalho:)