Porque isto não é só 'ovos moles...'

A M. perguntou-me se eu lhe dava umas dicas para uma amiga que vinha passar um fim-de-semana a Aveiro, ora eu, como nunca fiz de guia turística mas, a par de querer ser cabeleireira, está numa das minhas múltiplas personalidades a desenvolver, resolvi dar uma ajudinha; assim, ficam todos a conhecer um sítio engraçado para vir passar um fim-de-semana, uns dias, umas férias...:

Onde ficar?
Aveiro é uma cidade pequena, podia ficar aqui a dizer nomes de hoteis, é tudo perto e quase tudo central mas, para ser mais fácil pesquisem aqui: hotéis; residenciais e hostels.
O que fazer?
Em termos históricos e culturais, a cidade tem uma variedade de ofertas: desde percorrer a zona da Beira-Mar junto ao Rossio a fotografar os moliceiros na ria (desde os mais kinky aos mais engraçados), a visitar o Museu de Sta. Joana, ir ao Teatro Aveirense, mas, para as zonas das salinas e coisas da zona e afins o melhor é mesmo perguntarem no Posto de Turismo: Aveiro Welcome Center (na rotunda das Pontes) pois há sempre eventos e  informação sobre sítios engraçados a visitar.

Se é para descontrair e passear à aventura, podem andar a pé mas, se acharem que uma bicicleta dava mesmo jeito, vão até ao pé do Forum Aveiro e encontrem o posto de BUGAs e peguem numa BUGA (BUGA: Bicleta Urbana Gratuita de Aveiro - funciona com moeda tipo carrinho de supermercado) e divertam-se a pedalar pela cidade!
Além dos percursos junto aos canais da ria (nos quais 'todos os caminhos vão dar ao rossio'), numa rua que vai desde a Igreja da Vera Cruz ao Canal de S. Roque existem os melhores ovos moles de Aveiro: estão meios 'escondidos', por isso procurem pelo letreiro à vossa esquerda, 'Maria da Apresentação da Cruz, Herdeiros' e toquem à campainha (e shiu, não fui eu que vos contei, não é segredo nenhum mas pronto...), aqui funciona uma fábrica  artesanal de ovos moles à moda antiga pela mão da D.Silvina e sim, são os melhores - família e amigos vão babar-se se lhes levarem uma caixinha de recuerdo. 
Ainda nessa zona da Beira-Mar, visitem o 'Mercado Negro', virado pro rossio e para os moliceiros, onde existe um café, uma loja de roupa, outra de discos. e onde há eventos curiosos de vez em quando, tudo num edifício antigo reaproveitado; se estão à procura de coisinhas engraçadas, tropecem na 'Lodo' e comprem souvenirs giros e todos modernos - o meu galo de Barcelos branco continua lá.
Procuram um cafézinho num sítio calmo e engraçado (e até onde se pode fumar lá dentro)? Peçam indicações para a Universidade de Aveiro e descubram o AutocarroBar. Sim, é mesmo um autocarro transformado em café e tem uma esplanadinha mesmo gira, ou, se vos apetecer o melhor sumo do mundo, lá por perto, em frente ao Parque Municipal (neste momento infelizmente não merece visita, pois está quase ao abandono), vão até ao Drink's e peçam um maravilhoso sumo de morango (se conseguirem pedir somente um, porque- aviso- é mesmo viciante, estão de parabéns!), podem-se rir das mini-rãs e dos patos que estão nos charcos lá ao pé.
As praias (Praia da Barra e Costa Nova) estão tão pertinho que de carro ou num autocarro se põe lá num instante...vão disparar fotos ao Farol da Barra ou às casinhas às riscas da Costa Nova (um mimo, diga-se...).
Onde e o que comer?
Se estão numa de 'ar da praia' podem dar um saltinho até à Praia da Barra e deliciarem-se com as, já mencionadas no blog, tripas (doces ou salgadas) do 'Zé da tripa', os gelados do (ex-Acqua Caffé) Mar de Jade (mais ou menos a meio da avenida, junto à praia), para cafézinho, esplanada na praia no 7º Ano de Praia (perguntem por lá onde fica), e, comprar uns chocolatinhos com recheio de frutas ou de ovos moles numa chocolateria na avenida principal - quase no fim. Se ficarem pela Barra para jantar, procurem pelo Largo do 'Leão Negro'-é um minimercado e vão ao restaurante Aquarium (não pensem que vos mandei para o pior restaurante), assim que provarem a sapateira, o fondue de carnes ou um bife de lá, só aí me agradecerão!
Se resolveram ficar mesmo por Aveiro-Centro e não sabem onde almoçar/jantar podem ir:
(grelhados & comida 'normal'): ao Alexandre (no Cais do Paraíso) caldo verde e bifinho que é tão bom, ao Augusto (junto ao Rossio) comer o belo do prego, ao Armazéns da Ria (no Cais do paraíso) babem-se com o bife à casa ou os grelhados, o Hotel Imperial tem refeições diversas todos os dias em menu turístico e a comida é caseirinha e muito boa.
(pizzas & massas): à Pizzarte (R. Eng. Von Haff,ao pé do Hotel As Américas), comer um pão de alho fantabulástico, tal como as pizzas e uma Champanhada fresquinha, ai!; ao Mamarroma (Cais do Paraíso) tudo bom mas o bife na pedra de lá..nham.
(peixe & caldeiradas): Centenário (perto do Forum Aveiro) sopa de peixe e pratos requintados, Adamastor (perto da Praça do Peixe) caldeiradas ou grelhados bons, Boca da Barra (Praia da Barra), peixinho grelhado em frente à praia, Canastra do Fidalgo (Praia da Costa Nova) numa casinha típica às risquinhas uma caldeirada de enguias ou um arroz de tamboril e ficam fãs daquilo, ou então, Marisqueira da Costa Nova, bem bom.
(sushi) Matsuri, o meu local de culto ao sushi e a decoração é linda(perto do Centro Comercial Glicínias, zona perto de Santiago) 
(fast-food): hamburguers do Ramona (perto da Sé de Aveiro) dizem que desde que a ASAE lá foi não sabem ao mesmo mas continuam famosos, hamburguers do Drink's, proporcionais ao
mencionado sumo,...McDonald's, Sopas&;Sopas, Vitaminas e outras tretas no Forum Aveiro :)
Onde socializar/ ouvir uma música/ dar ao pé?
Chegou a noite e ainda não estão cansados? Por acaso não precisam de cortar o cabelo ou tomar café ou comprarem coisinhas?  É que o Hairtz  (perto do Forum, traseiras do CC.Oita) é um cabeleireiro onde também se fazem piercings e tatuagens, onde também podemos ver actuações de djs ao final do dia,  onde se fazem feiras de artesanato e onde funciona um café. Giro, não? Esperem só para ver o espaço e a decoração...Espectacular!
Mas agora, se já for mais tarde, vamos para os bares da Praça do Peixe (centro de Aveiro, perto do Rossio):  café no Cafeína (nos Arcos, perto da 'Lodo'), ou no Toc'Aqui, pequenino e cheio de instrumentos e a transpirar música e simpatia -pedir uma caipirinha preta aqui!, ou beber uns shots no Kapa-Gê-Bê (se a minha adolescência falasse!), ou Clandestino, diz-se que é o bar do pessoal mais alternativo e intelectual, a música e o ambiente são bons, Hotel Moliceiro, café com ovo mole (sinto-me princesa quando lá vou, apesar do silêncio por não ser muito frequentado, é que é mesmo o bar do hotel), Cais do Paraíso (no Cais do Paraíso), música agradável, ambiente jazzy e de bom gosto, Performas (na Avenida Lourenço Peixinho, perto do Forum), tal como o nome indica, um estúdio de artes performativas, espreitem se for a vossa onda, Muralhas (em frente ao Hotel Imperial), cafézinho e música gira pela noite dentro. Se estiverem pelas praias, é um must-go ir ao Opção Bar provar uma caipirinha de morango (com direito a comerem os morangos no final com uma colherzinha), também há de ananás e de outras frutas (mas eu nem sei, sou fiel à de morango), chamemos-lhe o bar perfeito para o embalo da noite.
Para dançar? Podem dar ao pézinho: Santos da Praça (Praça do Peixe), música tipo noite académica - bom para levar os amigos e passar a gostar de finos (ou não), Club8 (Cais do Paraíso), se não apanharem nenhuma noite académica é uma sorte, as médias de idades podem rondar os 17 anos acabados de fazer mas para house comercial é aqui, Estação da Luz (apanhem o taxi para lá, é mais fácil, fica em Quintãs, os taxistas sabem e assim podem beber o belo do Martini sem pensar em quem conduz a seguir :P) é a discoteca da moda em Aveiro (sempre foi, até eu quando tinha 4 anos fiz lá um sarua de ginástica :D), o ambiente é agradável, o espaço já foi mais engraçado (aquele candeeiro com as lâmpadas...ai! e o das asinhas...) mas a música é muito boa (e as vistas, às vezes, também).

E olhem, o que eu tinha lucrado se me tivessem pago para esta promoção toda...mas eu gosto tanto de Aveiro que o faço de borla! (mas quem quiser contribuir, mande email que eu digo o meu nib...)
Divirtam-se (muito)!
*as indicações que dei são apenas baseadas nos meus gostos pessoais, se alguém se sentir 'ofendido', ou se achar que falta aqui qualquer coisa, que diga mas que não se ponha a divagar muito; se o fizer, que releia este ponto outra vez até perceber a ideia.

13 comentários:

jêpê disse...

Aveiro é cool!!

Ana, Dona do Café disse...

(por aqui!?) é mega hiper super cool! :) *

M. disse...

Tu és um espectáculo :D Já a vou informar de tudo e da próxima vez vou eu a Aveiro e sigo o teu guia :)

Beijinhos e muito obrigada

M. disse...

Sempre me questionei o que quereria dizer BUGA :D

Ana, Dona do Café disse...

M. ela que imprima que deve ser mais fácil. Como não sei onde ela fica hospedada não sei se ela vai conseguir encontrar metade disto mas ela que pergunte que a malta cá orienta :D
beijinhos
ps. até me diverti..esqueci-me de montes de coisas mas pronto, fica assim!

S. disse...

Eu, que sou a tão falada amiga da M., desde já agradeço, nunca pensei ver o meu simples pedido de ideias tão *perfeitamente concretizado*

Muito obrigada e podes estar certa que vou imprimir, sim! Devo admitir que já fui por várias vezes até Aveiro e que ler este post me deixa surpreendida pela quantidade de coisas que me passou ao lado...

E por isso, mais uma vez, obrigada!
Só falta mesmo uma estadia low cost para ser perfeito!

Espero que seja útil para outros futuros visitantes de Aveiro ; )
***

Rosa Cueca disse...

E eu conheço muitos desses sítios com a melhor guia turística :D*

Katchup disse...

Que vontade de ir a Aveiro!

caju disse...

Um dia, quero conhecer Aveiro... "Dar ao pé" significa dançar?? Beijo.

Ana, Dona do Café disse...

S. :) Fico contente, espero que consigas divertir-te muito (se estiver sol, qualquer esplanada vai ser uma delícia :D). Eu tenho ideia de que me devo ter esquecido de muita coisa mas se conseguires encontrar duas ou três coisinhas daí, acho que já vais ficar contente. Pelo menos tenta o top:
- encontrar os ovos moles,
- comer uma tripa,
- passear (na BUGA ou não) e descobrir coisas que nem aqui estão :D
have fun, beijinhos
ps. Hoje vou cortar o cabelo ao Hairtz e, enquanto isso, o jêpê vai lá estar a passar som... melhor!? :D

RosaCueca e ainda te faltam alguns... 'um dia corremos Aveiro' (tipo frases dos pacotes do Nicola):D

Katchup, não é por viver aqui mas isto é mesmo giro. Às vezes é sossegado demais mas, acho que choro inconsolavelmente se algum dia tiver que ir viver para um rebuliço tipo Lisboa, ou assim... :P

caju, foi um modo 'parvinho' de dizer 'dançar', se bem que pela noite na zona da Praça do Peixe (tipo o Maria Ria - rosinha e todo trendy e o CantoVivo(esqueci-me deste e é bem fixe), encontras de tudo um pouco e nos arredores também há bares e discotecas engraçadas, só destaquei os sítios que me ocorreram na altura e dos quais tenho uma vaga ideia de, como diz o Malato, de já lá ter sido feliz :) Aveiro é melhor no Verão para se passear pela cidade e na Primavera para passear pelas praias (se o intuito for fazer praia, claro que se recomendam as praias no Verão mas cuidado com as filas de trânsito para entrar e sair da zona, às vezes são de desesperar).

Ana, Dona do Café disse...

E só agora reparei que estás no Brasil e eu a dar indicações, aiai! :D mas sim...Aveiro costuma agradar aos brasileiros, a sério...conheço imensos cá e todos eles adoram a ideia de ter a praia bem pertinho :) (quem não gosta?)

Anónimo disse...

Bem bom! É com orgulho que digo: Já troepcei em todas as portas! eheh!
Beijolas
tete

Pepita Chocolate disse...

Ai aveiro, Aveiro!

Que saudades da cidade. E eu, que já tive o autocarro bar como vizinho quase. Pertinho de casa. Como tudo em Aveiro. udo tão perto de nós.

Beijoca e foste uma grande guia turística (permitiu recordar!)