esta coisa de ser português...

...tem muito que se lhe diga!
Todos sabemos que o povo português tem muito jeito para manifestações, boicotes, buzinões, petições e até grupos estranhos no facebook têm uma adesão brutal e confirmam este dom. 
Há uma costela qualquer feita de rebelião, que deve vir desde os nossos tempos de conquistas além-mar, que nos fazem ser impecáveis a dar o grito e a abanar a bandeira onde quer que seja.    foto@tvi24
A notícia que vos trago hoje não é propriamente de agora, já que têm sido várias as ameaças e os encerramentos de urgências um pouco pelo país. Mas, até porque a 'notícia' em si já conhecem, vou-me só focar nos meus primeiros minutos de visualização do telejornal de hoje de manhã:  
"Protesto contra encerramento de urgências junta meio milhar de pessoas em Valença".
Ok, até aqui 'tudo bem', segundo a mesma notícia, algumas pessoas concentraram-se nesta unidade de urgências dia e noite para protestarem contra o encerramento da mesma (estão-me a seguir?), impedindo a entrada da responsável pelos serviços.
O protesto nocturno, por sua vez, foi um pouco peculiar... à moda de Portugal. A saber (copy paste para não dizerem que inventei):
"Numa toalha estendida no chão, colocaram pão, chouriço, presunto e bebidas (sumos, cerveja e vinho) para alimentar cerca de três dezenas de utentes que decidiram não arredar pé do centro de saúde. O piquenique decorre sob o olhar de uma dezena de efectivos da Guarda Nacional Republicana (GNR)." rtp notícias
Eu fiquei assim meia parva a olhar para a televisão enquanto via as imagens dos 'protestantes' a comporem na sua mão o belo do pedaço de pão enquanto pescavam com o palito rodelas de chouriço e a conversarem de tintol na mão.
Até os turistas sabem que é de bom português um copo de "tintou" e "peum con chourizou"!
Aprendam, em Portugal é assim que se protesta, nada de greves de fome ou coisas do género..tinto e pão com chouriço! 

7 comentários:

Sr. Humberto disse...

Coincidência ou não, no preciso momento em que é mostrado o piquenique nocturno, no rodapé pode ler-se: "Cultura - Miley Cirus quer concentrar-se na carreira de actriz". CULTURA!!... Em todos os campos, os destaques das "nossas" notícias são espectaculares. É como num jornal de hoje, dito desportivo, vem na capa o Rui Costa que supostamente faz anos...
Mas também gostei da frase "O piquenique decorre sob o olhar de uma dezena de efectivos da Guarda Nacional Republicana." O que eles se babavam!!

Luh disse...

Realmente...acho que os portugueses nunca seriam capazes de fazer uma greve de fome x)

Mas então não censuro a malta...afinal,tinham que comer alguma coisa não?
Dáá-lheee x)

Nádia disse...

aqui cospe-se para o chão e coça-se os tomates... classe não é connosco!

Rosa Cueca disse...

Pão com chóriço é na Queima.
Protestos é comigo.
O tintol é que é pior..mas arranja-se.

Branca de Neve disse...

Maravilha! Protesta-se mas com o belo do farnel. Os portugueses no seu melhor.

Madame Frufru disse...

Tão brutal. Hehehehe.

"Urgências! Queremos é urgências!"

Greve de fome? Mitooo

Paula Coelho disse...

se vão ficar sem urgências é bom que se alimentem!