Café?

A vossa querida dona do café - eu entenda-se - descobriu isto sobre o café:

- tem 5kcal

- a cafeína bloqueia a acção da adenosina, o neurotransmissor do sono, desta forma, o café reduz a apatia e a sonolência.

- Algumas pesquisas sugerem que a bebida pode auxiliar a prevenir problemas como a doença de Parkinson.

- É rico em cafeína, vitamina b3 (niacina) e também em minerais.

- Quando consumido em doses moderadas (cerca de três a quatro por dia), contribui para estimular a atenção e a memória.


O que é o café?
A palavra "café" vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e designa: o fruto do cafeeiro; bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído; lugar público onde se tome café ou outras bebidas; cor café, um castanho escuro que lembra o grão de café torrado.

Porque é que o café se pode dizer "bica" em Portugal?
Os primeiros expressos em Portugal foram vendidos no café A Brasileira, em Lisboa. Muitos clientes acharam o gosto do produto um tanto amargo. Para contornar o problema, a direcção da cafeteria criou um slogan para atrair os clientes: Beba Isso Com Açúcar. A campanha deu certo e a frase ficou tão marcada que o uso das iniciais de cada palavra - bica - passou a ser sinónimo de café no país.

O modo como se toma o café pode variar de país para país, vejam só alguns exemplos que encontrei:

França: o produto, muitas vezes, é bebido juntamente com chicória;
Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição oferecer bolos e doces para acompanhar o café com chantilly;
África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre;
Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que se derrete quando entra em contacto com o café;
Itália: a preferência é pelo café expresso servido em xícaras pequenas;
Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada;
Cuba: o café é consumido forte e adoçado, e em um só gole;
Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces;
Alemanha: em algumas regiões é servido com leite condensado ou chantilly;
Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch";
México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.
(fonte)

Mas também há quem não goste...
Eu gosto.
Prefiro-o frio, o que me faz ganhar os habituais "não tomas o café?olha que isso fica frio e não presta..." ou "esqueceste-te de tomar o café...olha aí, esse é o teu!".
Para mim, não é "obrigatório", prefiro um sumo ou uma água, mas de vez em quando...
(agora, para vos deixar mesmo de água na boca, digo-vos só que estou a comer uma belíssima mousse de chocolate e pronto, acabo este post em beleza...e gulodice! :P!)

11 comentários:

Sandro disse...

conicidências...

Adoro o meu café frio. Todos olham para mim quando, optando pelo café, peço sempre um copo apenas com 2 pedras de gelo, e depois jogo o café lá para dentro... mas é assim que gosto!
E sou grande fan da revista do Alvim, "365", e vi que tens um link também para ela.´
Há coincidências que são boas de descobrir.
Um beijo

Sandro disse...

conicidências????

eu disse isso???

Meu Deus!!

xary disse...

frio ou quente, sabe-me sempre bem. há um ano pra cá ganhei o hábito de beber uma caneca de café perto da meia-noite. posso não beber uma bica num café qualquer a meio do dia, ou de manhã antes da ida para a faculdade, mas a canequinha quase antes de dormir é que me faz falta.
apesar da cafeína reduzir a sonolência, consigo dormir na mesma. raramente tive insónias ou problemas em adormecer devido a um café tomado :D [felizmente!]

beijinhos!

Andreia disse...

Café. Normalmente não bebo café, mas quando o faço, bebo-o com o meu indispensável malteser dentro da chávena.
No Verão também bebo num copo com gelo.
Hoje à tarde foi mesmo café com chocolate (lol) para aguentar a aula de Direito da Comunicação :P

Del Giorgio disse...

como smp, tinha de vir o mete-nojo contrariar: já nem será de espantar em dizer q... eu n gosto de café! n tomo café. n preciso de café.

já agora, em jeito de curiosidade: no porto pede-se 1 "cimbalino" pq as 1ªs máquinas de café q apareceram nos cafés (estabelecimentos) eram da marca Cimbali.

despeço-me... com amizade e já q tás aí, chega-me uma frize.

Carlos Barros disse...

Voyu contar-vos uma história sobre café, o melhor café que existe, que há emmória, é o timorense, mas não esse que se vende ai da delta esse é de irian jaya.
mas o verdadeiro e jenuino que ninguem tem acesso é um que é comido por cabras, pequenas cabras, e depois as bagas, que saiem nas fezes são, limpas, e torradas e é simplemente divinal, mas nem todos tem sorte de o provar, hehehe eu tenho direito a 1 kilito por ano.
beijo

Miss I disse...

Pensava que ia ser original mas temos ali um sr. que já me passou a perna!

Detesto café! (A história acima das cabras não melhorou a coisa!) Acho super amargo e conforme ponho açucar, acho que fica tão doce que é enjoativo! Mas saio com os meus amigos para tomar a bica.. Eles bebem o deles e eu, outra vez com falta de originalidade, bebo uma Frize limão! lol

Pedro disse...

cm ng reparou neste enorme lapso, axo k vou ter de preencher a lacuna...

O modo como se toma o café pode variar de país para país:

Holanda: com uma pedrinha de haxixe (para o mais comum dos mortais, ganza) a acompanhar... ;)
p.s.: levem as mortalhas e os filtros pk isso já n vem incluido ;P

outra coisa sobre o café: vicia :P
mas isso já n é novidade para ninguem aki... lol

fikem bem ;) beijinhos para a iána!

Pedro Guerra disse...

também prefiro o café mais para o frio que para o quente. de preferência com gelo, limão e canela... os efeitos da cafeína causaram-me um flashback das minhas aulas de psicofisiologia... :S

por incrível que pareça a história do Beba Isto Com Açucar é mais mito que outra coisa, a origem mais "verdadeira" da palavra bica está relacionada com o facto de o café, antes de existirem as máquinas expresso, era feito em saco. Devido a aparição dessas máquinas para distanção dos tipos de café passou a chamar-se bica ao café expresso pois se repararem a forma da saída do café nas máquinas se assemelha à forma de uma bica. Por outro lado, a origem da expressão "cimbalino" está relacionada com o facto de as primeiras máquinas de café expresso em Portugal serem da marca "La Cimbali".

Bjs.

MrX disse...

Bolas! Estava eu já a preparar um comentário super inteligente à medida que ia lendo o post, quando leio a tua nota final. Com essa mousse estragaste-me o raciocínio! Isso não se faz! É golpe baixo!

Serafim disse...

O café tembém estimula a insulin, ou seja, FAZ FOME!! Nada adequado para quem tenta fazer dieta para emagracer.
Mesmo sem açucar, não convém
abusar do café nessas altura.

Sabiam?