Desenhos animados actuais ou "desanimados",como eu dizia por engano quando era pequena?

Primeiro, devo dizer que este é o segundo texto que estou a fazer, visto que o blogger, mal acabei de arranjar de maneira linda o post, resolveu dizer-me ia ficar"Down for Maintenance - Blogger is temporarily unavailable due to planned maintenance. - This downtime will last 1 hour from 3 pm - 4 pm (PST)." Adorei como devem imaginar
(novidades repentinas:Teresa tem um tlm novo, um motorola da Optimus para melhor "seguir o que sente", desta vez, de uma maneira mais económica..! A moça tá entusiasmada com o bichinho novo...a ver vamos lol.
Por Coimbra não se passa grande coisa...aliás, resume-se a "nada". Aqui a "je" abusou da semanada e por ter comprado o perfume Intense (na versão shimmer, para andar a brilhar por todo o lado) e ficou sem dinheiro para se sustentar durante a semana. Tão ajuízadinha que a menina é, não acham?)

Assunto principal:

Tenho aqui na secretária dois pequenos póneis da macdonald's a decorar-me a vista :p!Dei comigo a pensar no que a geração net-sms está a perder. Desenhos animados que faziam a nossa delícia, que primavam pela sua ingenuidade, diversão e até uma boa dose de parolice, vistas agora as coisas! (lol)
Que é feito do My Little Pony (c aqueles poneis tao fotos...), que é feito do Dartacão e dos três moscãoteiros? Que é feito da Jem, sempre toda fashion nos concertos? (muito 80s a menina lol)Onde estão os ursinhos carinhosos? (que eram pirosos?lol)Que é feito da princesa Shee-ra de cabelos loiros e akelas roupas ousadas?
A tartaruga touché? e o boi, o Bocas? O tom sawyer? e o captain planet? e os marretas? a rua sésamo? (aquele Pássaro Amarelo, o Monstro das Bolachas, o Gualter e companhia...eram os meus despertadores de manhã!)E o popeye e a olivia palito?
Os flintstones ficaram na idade da pedra?Os jetsons foram mesmo pro espaço? E o tom e o jerry? E o silvestre e o piupiu? E o coiote e o bipbip?...
Outro dia tava a minha irmã a cantar isto "Arara, arara, repete, repete. arara arara nao fales nao fales, na arara senão ela ri..." qq coisa assim, uma macacada que até metia dó... depois vem a versao dos power rangers q coitados nc foram nada de admirar, mas agora nem consigo ver.
A minha irmã não sabe quem é a sailor moon e se eu lhe disser "pelo poder da lua...bla bla bla...vou castigar-te!"... oh que frase chave! (:p)
onde foram parar os heróis todos? à cartoon network? numa versão remixada da rtp memória para alguns dos desenhos animados chamados de "clássicos"?
Não dá para dar um abanãozinho às cabeças de quem se resposabiliza pela programação infantil e rever o que devia ser transmitido novamente?
Ainda bem que ainda existem coisas como o Nemo, a Idade do Gelo, o Shrek e tantos outros como estes, mas..já eles um pouco adaptados a versão adulta, com piadas que só alguém mais velho captará na sua plenitude.

Não estou a falar de não haver progresso para entusiasmar as criancinhas.
A minha geração já foi a geração game-boy, mas ainda sabíamos o que era andar a saltar para poças de lama, cair e esmurrar os joelhos, ler um livro debaixo de uma árvore num jardim qualquer, dar uma queda de bicicleta, jogar futebol com os vizinhos até à hora de jantar, ir para casa de amigas brincar às bonecas e saltar à corda no jardim
...o que esta geração vai aprender e sobre o que conversa? Sobre quantas discussões já teve com os pais por causa do saldo no telemóvel? Por fazer birra por não ter aqueles ténis xpto q viu da marca da moda? Vai chorar quando não conseguir passar o nível daquele jogo importantíssimo online com os amigos? As miúdas vão andar a comprar cds e vestirem-se como se tivessem o dobro da idade? E a cultura a verdadeira infância, a ingenuidade? Ó cúmulo, a própria língua!...falarem português correcto sem "k xeja prexixu exkrever axxim"?

Pareço uma mãe a falar da geração que veio logo depois de mim e na qual posso achar que, de certa forma, estou envolvida, mas é que é algo que me entristece.
Sempre quis ser professora, mostrar algo de creativo, de mágico, de interessante, algo diferente aos outros
...custa-me olhar em volta e ver que há muito poucos miúdos que têm uma infância com memórias de desenhos animados como eu tive, com amizades que eram feitas a partir de quedas nos escorregas e que, como eu,dava para sentir a creatividade a crescer por dentro quando pintava, fazia teatro no atelier dos tempos livres, ou quando mais tarde lia e escrevia procurando-me a mim; fazendo-me, sem dar conta, crescer.


Um dia sonhei que tudo mudava, era bonito. Mas era só um sonho...

beijinhos da Ana com cinco anos... :)



2 comentários:

Rosa Cueca disse...

Eu era a maníaco do "meu pequeno pónei"...
E sim, eu adorava ver os care bears!
Hmpft...Alguém que se atreva a dar uma risadinha!

...

...

...

lol...


okey também amava de paixão o Bocas...e as suas socas amarelas!

Drifter disse...

Era uma vez os três...
Os famosos moscaoteiros,
do pequeno dartacão
são seus companheiros...
Os melhores amigos são
os três moscaoteiros
Quando em aventuras vão
são sempre os primeiros!

(ou qq coisa assim...)
;)

Pois é, também eu era um fã incondicional dos desenhos animados desse tempo! Aprendi a ler com 5 aninhos, ainda na pré-primária, graças à Rua Sésamo! O Poupas, o Egas, o Becas e o Ferrão com os seus agripinos fizeram parte da minha vida de criança... Hoje em dia, as animações baseiam-se todas na violência barata japonesa (eu era um fã do Dragon Ball, mas não digam a ninguém porque de qq maneira agora olho para lá e até me rio de tão ridículo que aquilo é) ;)
Concordo com aquilo que dizes neste post... As crianças de agora são muito mais exigentes em termos materiais do que nós éramos. E praticamente deixaram de fazer aqueles jogos que nós fazíamos tipo cabra-cega, saltar à corda, o elástico e tantos outros que nos desenvolviam tanto física como mentalmente.
Mas pronto, a sociedade evoluiu desta forma e eu não acredito que vá ouvir a música do inicio deste comment tão cedo. :(
Resta impôr aquilo em que acreditamos aos nossos eventuais futuros filhos. ;)

Gostei muito do post!
Bjs